O vereador João Luiz Luz (Podemos), de 47 anos, foi eleito presidente da Câmara de Biguaçu para o biênio 2025-2026. A eleição da diretoria que comandará o Poder Legislativo pelos próximos dois anos ocorreu agora há pouco, logo após a cerimônia de posse dos eleitos, realizada no auditório da sede nova da Prefeitura de Biguaçu.
João encabeçou a chapa única para a mesa diretora da Câmara, tendo Luiz José Martins Júnior, o Zezé (MDB), como vice-presidente; Luan de Souza Pereira (MDB) como 1º secretário e Vandy Antunes (PSDB) na 2ª Secretaria.
A chapa recebeu os votos de 12 dos 15 vereadores. Apenas André Leal (Podemos), Bia Borba (PL) e John Kennedy (Podemos) se abstiveram e não votaram a favor da composição.
Luz pontuou que irá trabalhar de maneira muito forte as pautas na área de economia. “A população pode esperar uma Câmara ativa e dinâmica, voltada ao desenvolvimento de Biguaçu. Um dos principais focos será desenvolvimento econômico, virar a cidade de frente para o mar e o atendimento especial aos nossos munícipes“.
João foi reeleito para segundo mandato no último dia 6 de outubro, com 929 votos. Na eleição de 2020, havia somado 525. Ele também exerceu o cargo de vereador em 2019 e 2020 como suplente empossado.
Luz está há seis anos na Câmara e entende bem como funciona a Casa Legislativa. Também já exerceu a função de 1º secretário da mesa diretora em duas oportunidades, em 2020 e em 2023.
Segundos fontes ouvidas por Biguá News junto ao Poder Executivo, o prefeito Salmir da Silva (MDB) não entrou em cena na formação da chapa encabeçada por João. Foi uma decisão dos próprios vereadores do Podemos e do MDB. Os eleitos e reeleitos dos dois partidos acordaram que no primeiro biênio (2025-2026) a mesa-diretora seria presidida por um integrante do Podemos e, no outro biênio (2027-2028) o comando seria do MDB.
Nas eleições de outubro, o MDB elegeu seis vereadores e, o Podemos – do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza -, cinco.