Um jovem de 19 anos foi picado por uma cobra jararacuçu enquanto trabalhava em uma trilha na Praia da Caicanga, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. Ele e seu tio limpavam um terreno no local na tarde desta segunda-feira (19), quando a cobra atacou o rapaz e o picou no tornozelo direito.
A vítima foi atendida pela equipe do helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros Militar e SAMU, que realizou os primeiros atendimentos e a encaminhou para o hospital universitário. O tio do jovem matou a cobra antes que mais alguém fosse ferido.
Após localizarem a vítima e seu tio no meio da mata, um dos tripulantes do Arcanjo desceu da aeronave pelo rapel e preparou o jovem para a remoção. O rapaz estava consciente e com a perna inchada no local da picada. Ele foi içado e conduzido a um terreno próximo da praia, onde a equipe médica do Arcanjo o aguardava, para prestar o atendimento inicial.
Ainda no local, o rapaz recebeu a medicação preparatória para a aplicação do soro antiofídico específico, que foi feita no Hospital Universitário, onde ele ficará em observação por pelo menos 24h. A cobra foi morta pelo tio da vítima antes de o socorro chegar. Ela também foi encaminhada para o hospital para que o reconhecimento da espécie fosse feito e o soro antiofídico específico fosse aplicado. O corpo do animal será recolhido pelo CIT (Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina – UFSC).
O Corpo de Bombeiros orienta as pessoas que realizam trilhas em mata fechada e/ou trabalhem nesses ambientes, que utilizem calçados fechados, preferencialmente botas de cano longo, para evitar acidentes com animais peçonhentos.