O último mês de 2022 está sendo marcado pelo encerramento de diversas atividades em São José. Na última segunda-feira (12), foi a vez do Judô concluir mais um ciclo, graduando 178 atletas do Município que recebem aula nos polos de Campinas, Colônia Santana e no SESC Lisboa.
Além do técnico Fábio Maciel e dirigentes da equipe IPPON, o prefeito Orvino Coelho de Ávila e a secretaria de Esporte e Lazer, Andrea Grando, estiveram presentes na solenidade de troca de faixa dos atletas das mais diversas idades, sendo que o aluno mais novo somente 04 anos de idade, e o mais velho, 68.
Desenvolvido por Jigoro Kano, o judô é hoje uma das mais conhecidas artes marciais do mundo. Jigoro além de criar o judô também foi o idealizador do sistema de faixas coloridas por volta de 1880, contudo esta sistematização só foi se alastrar 50 anos depois, sendo utilizado até os dias atuais. A ideia é deixar visível o nível de progresso do aluno.
A ordem de faixas sempre é respeitada, não existindo atalhos para o processo evolutivo.
Para a troca de faixas, tornou-se comum a realização de um exame de graduação que permite aos alunos demonstrarem o que estão aprendendo e praticando em um nível específico para que sejam avaliados e possam subir à próxima etapa.