Junho começa com sol, mas ainda há previsão de chuva em SC

Publicidade

O mês de junho começa com melhorias no tempo se comparado com a última semana, quando as chuvas foram contínuas em Santa Catarina. A meteorologista da Epagri/Ciram. Laura Rodrigues, informa que na sexta e sábado a previsão é predomínio de sol em todas as regiões, com temperaturas mais baixas.

No domingo, as chuvas retornam a Santa Catarina, o que deve ocorrer em toda semana, devido à passagem de uma nova frente fria e sistemas de baixa pressão. “Independente do volume de chuva, é uma situação que requer atenção por já estarmos com nível de rios elevados e solo encharcado”, explicou.

Continua após a publicidade

As chuvas persistentes dos últimos dias causaram estragos como deslizamentos, alagamentos, inundações e quedas de árvores em 69 municípios de Santa Catarina, de acordo com última atualização da Defesa Civil Estadual, às 9h, desta quinta-feira, 1º de junho.

São 1.740 residências afetadas, 567 desabrigados, 337 desalojados e 6.645 pessoas afetadas. Abrigos foram montados preventivamente em Lages, Rio do Sul, Rio do Oeste, Ponte Serrada, Laurentino, Capinzal e Agronômica. A Defesa Civil SC monitora todas as regiões do Estado através das coordenadorias regionais.

A chuva superou o esperado para todo mês de maio em Santa Catarina. A atenção da Defesa Civil segue atenção voltada para algumas regiões do Estado onde ocorreu a elevação no nível dos rios nos últimos dias e o solo encontra-se encharcado devido à chuva persistente.

A Defesa Civil informa que deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Na sexta-feira, 2, a previsão do tempo da Epagri/Ciram informa que no Litoral Sul e Planalto Sul, haverá sol com muitas nuvens e chance de chuva fraca na madrugada. Nas demais regiões, sol e poucas nuvens. A temperatura estará baixa.

Vento forte e mar muito agitado

Nesta quinta-feira, a previsão é de rajadas persistentes de 60 a 90 km/h do Planalto ao Litoral. Os valores mais intensos ocorrem especialmente na parte sul de Santa Catarina.

Barragens e Rios

Publicidade