O consórcio Columbia, que reúne as empresas Transmissora Aliança de Energia Elétrica e a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), venceu o lote 01 do leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – realizado nesta quinta-feira (28) – e pagará R$ 38,2 milhões pela linha de transmissão de energia a ser construída ligando a subestação de Biguaçu ao bairro Ratones, em Florianópolis. Pela construção da linha, a vencedora do certame poderá receber R$ 114 milhões de Receita Anual Permitida (RAP) – deságio de 66,65% em relação à inicial estabelecida pela Aneel.
No total, esse lote recebeu sete ofertas de lance. As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) também concorreu através da subsidiária Celesc Geração, em uma parceria com a EDP Energias do Brasil, mas não levou.
O linhão de 230 kV irá reforçar o fornecimento de energia elétrica no Norte da Ilha e terá 28,6 km de extensão, partindo da subestação de Biguaçu, com 10 km de linha aérea através de torres; mais 13 km subaquático – atravessando a Baía Norte com cabos pelo fundo do mar – e outros 5,6 km subterrâneos. Na capital, o consórcio também irá construir uma subestação no Ratones.
Outros 19 lotes distribuídos em vários estados do país foram arrematados no leilão de ontem. Sob gritos de “hexa”, a empresa indiana Sterlite Power Grid foi a grande vencedora, levando seis dos 20 lotes vendidos. Neste leilão, as empresas declaradas vencedoras foram as que apresentaram o menor valor de receita anual permitida – que é a receita a que o empreendedor terá direito pela prestação do serviço de transmissão a partir da entrada em operação comercial das instalações.