As Demonstrações Financeiras referentes ao primeiro semestre de 2024 da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) apontam que a Companhia vem colhendo frutos das ações de reestruturação organizacional, reposicionamento cultural e fortalecimento da governança financeira, implementadas pela atual diretoria.
A nova gestão, alinhada com as políticas do Governo de Santa Catarina para o saneamento, conseguiu impulsionar significativamente os resultados da Companhia registrando um lucro líquido de R$ 101 milhões, o que representa um aumento de 186% em comparação com o mesmo semestre do ano anterior.
O resultado é atribuído principalmente, ao crescimento das receitas e uma eficaz contenção das despesas gerenciáveis. Dessa forma é possível seguir com seu plano de investimentos em ritmo forte de execução. Até junho de 2024, os investimentos totalizaram R$ 249 milhões, alocados na instalação de novos reservatórios, tubulações, construções e melhorias de Sistemas de Esgotamento Sanitário e abastecimento de água.
O índice de liquidez, que avalia a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações de curto prazo, está em 110%, o que é considerado saudável. A Companhia permanece explorando novas oportunidades de captação de recursos para continuar avançando em suas metas de saneamento e aumentar os investimentos, com o objetivo de promover o bem-estar da população catarinense.
Um exemplo de reconhecimento externo, foi o anúncio pela Agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings m julho, sobre o upgrade no rating nacional de longo prazo da Companhia para ‘BBB+ (bra)’ – elevando em uma única vez, três níveis – o que a torna uma empresa segura para investimentos com perspectiva estável. O rating é uma classificação que ajuda investidores a avaliarem o risco de uma empresa. Quanto melhor o resultado, mais segura é a aplicação financeira.