Fiscalização no bairro de Palmas, em Governador Celso Ramos, lacrou mais de 30 conexões irregulares de esgoto no mês de fevereiro, segundo publicação da Prefeitura emitida neste sábado (3). Processos foram encaminhados para a Procuradoria do Município, que solicitará junto ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e órgãos ambientais competentes a abertura de ações judiciais.
O trabalho denominado “Operação Lacre” é desenvolvido pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), com apoio da Polícia Militar e de funcionários da Prefeitura.
O diretor de Vigilância Sanitária do município, Odair Soares, afirma que a operação deverá verificar nesta etapa a totalidade do bairro de Palmas e que em breve a força tarefa será ampliada para todos os bairros da cidade.
A medida atende pedidos da comunidade local, que denuncia o despejo de esgoto irregular. Em 2017, a Praia de Palmas perdeu a certificação internacional de qualidade Bandeira Azul, devido à uma notificação de água imprópria para banho em um dos relatórios de balneabilidade da temporada 2016/2017, divulgados pela extinta Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma).
Na temporada de verão deste ano, a Praia de Palmas esteve com água própria para banho em todos os relatórios.
*Com informações da assessoria.