Mais de 36 mil raios caíram em Santa Catarina nos últimos dias

Publicidade

Os temporais dos últimos três dias em Santa Catarina resultaram em 36.792 raios contabilizados nos municípios do Estado, segundo dados informados agora há pouco, pela Epagri/Ciram. Os cinco mais atingidos foram: Campos Novos (890), Canoinhas (770), Curitibanos (689), Santa Cecília (651) e Itaiópolis (537).

Em São Carlos, na região Oeste – divisa com o Rio Grande do Sul -,  um homem morreu ao ser atingido por um raio, durante um temporal na última segunda-feira (17).

Continua após a publicidade

As regiões mais impactadas com tempestades foram a do Oeste e Meio Oeste, com a presença de granizo e raios. A ventania atingiu mais uma vez valores elevados de até 100 km/h.

Previsão para os próximos dias

Na tarde e início da noite desta quinta-feira (20) ainda há condição de temporais isolados com granizo e rajadas fortes de vento (acima de 60km/h), especialmente no Oeste e Meio Oeste (áreas mais próximas ao PR), Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Para as demais regiões, a virada do vento para o quadrante sul favorece a diminuição da temperatura no decorrer do dia e consequentemente dos temporais.

Sexta-feira (21) com tempo mais seco, sol entre nuvens no decorrer do dia, em todo o Estado. Entre a tarde e noite, condição de pancadas isoladas de chuva no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Temperatura mais amena. Vento sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Sábado e Domingo (22 e 23): o sol aparece entre nuvens em todas as regiões. Condição de chuva fraca entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, especialmente no período noturno, e pancadas isoladas de chuva do Oeste ao Sul do Estado, entre a tarde e noite. Temperatura em elevação. Vento sudeste a nordeste/leste, fraco a moderado.

As informações são da Epagri/Ciram

Publicidade