Biguaçu na mira dos recrutadores: os investimentos na qualificação profissional da população realizados pela Prefeitura têm gerado bons resultados e chamado a atenção do mercado, levando mais de 25 empresas a procurarem novos talentos para as suas equipes no 2º Feirão do Emprego do Município. Do outro lado do balcão, cerca de 500 pessoas passaram por entrevistas de trabalho nesta quinta-feira, 26 de outubro, e agora aguardam por retornos positivos.
Organizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o evento teve duração de cinco horas e voltou a ser realizado no Ginásio de Esportes Nagib Salum, tendo ainda a participação de três instituições de ensino, com ofertas de oportunidades de capacitação, e de uma equipe do Sistema Nacional do Emprego (SINE), que prestou orientações sobre o processo de solicitação do Seguro-Desemprego e demais informações.
Acompanhada pelas filhas, a candidata Adriani Cunha, 45 anos, falou sobre o desafio de se conquistar uma colocação após determinada idade e a relevância do Feirão para as pessoas que, como ela, enfrentam dificuldades para retornar às atividades profissionais. “É muito complicado procurar emprego depois dos 40 anos, as portas não costumam se abrir com tanta facilidade. E uma iniciativa como essa, por parte da Prefeitura, gera uma esperança de, em meio a tantas vagas, conseguir uma chance de recolocação”.
Em um dos estandes com grande número de vagas disponibilizadas, enquanto aguardava pelos primeiros candidatos, a recrutadora Miriam da Silva contou com entusiasmo os motivos para a empresa que representa ter retornado ao evento para a segunda edição. “Em fevereiro, nós participamos da primeira edição e tivemos um bom resultado, conseguindo recrutar excelentes profissionais. Então, resolvemos participar novamente, oferecendo mais de 100 vagas para a função de auxiliar logístico”.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Biguaçu, André Leal, “a expectativa é de que, a partir dessa e das demais ações que estamos desenvolvendo, no sentido de capacitar a população, gerar oportunidades e incentivar a instalação de novas empresas no município, consigamos aumentar cada vez mais empregabilidade e, assim, promover qualidade de vida para os biguaçuenses”.
Qualifica Biguaçu e Biguaçu Mais Empregos
A fim de viabilizar o acesso da população a formações profissionais de excelência e, com base em levantamentos realizados junto ao empresariado local, abastecer o mercado com mão de obra qualificada, a Prefeitura lançou o Qualifica Biguaçu.
Até o momento, o programa já formou mais de 300 biguaçuenses em cursos voltados aos setores da indústria, comércio e serviços. Outras duas turmas estão em andamento e, em breve, mais oportunidades serão abertas.
Para conectar contratantes e candidatos, o Município também disponibiliza uma plataforma on-line, com possibilidade de cadastro de vagas e currículos. Conforme última atualização, o site Biguaçu Mais Empregos: https://biguacumaisempregos.santacatarinapelaeducacao.com.br, está com 22 colocações em aberto, para diferentes áreas.