O dia D da campanha Outubro Rosa movimentou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Policlínica de Campinas, em São José, no último sábado (22). Exatos 2.121 atendimentos incluindo coleta de preventivo, exame clínico das mamas, atividades coletivas e orientação sobre cuidados com a saúde.
Ao todo, foram realizadas 847 coletas de citopatológico (exame preventivo, coleta de células do colo uterino), 821 consultas de enfermagem, 41 coleta de testes rápidos (não teve em todas as UBS), 31 atividades coletivas (prevenção a doenças), 34 consultas médicas (não teve em todas as UBS), 69 testes rápidos e 278 solicitações de mamografias.
A campanha Outubro Rosa tem objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. Também visa proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.
O dia D foi considerado o dia mais importante da campanha no Município. “Além de oportunizar às mulheres, que não conseguiram ir às Unidades durante a semana, os serviços gratuitos, as equipes esclareceram dúvidas sobre a doença, bem como as formas de prevenção e a importância de realizar consultas e exames de rotina para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo de maior incidência no mundo, e o mais frequente no sexo feminino”, lembrou a secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni, agradecendo a todos os profissionais que se dedicaram tanto, para realizar a ação.
A primeira-dama, Sandra Mikulski, acompanhou de perto, juntamente com a secretária de saúde. “Parabéns a todos os profissionais pelo empenho e dedicação sempre, especialmente no sábado! Foi muito especial ver como as equipes se engajam e mergulham de cabeça no que fazem. Obrigada a todas as equipes também pelo capricho em preparar mimos e atividades diferentes para cuidar ainda mais das mulheres”, agradeceu Sandra.