Manifestantes da região do Alto Biguaçu que estão apoiando a greve dos caminhoneiros trancaram a estrada geral da Rússia- que dá acesso ao terminal da Transpetro – nesta terça-feira à noite, despejando pelo menos dois caminhões de terra sobre o asfalto.
Conforme uma fonte do Biguá News na região, o objetivo é impedir que caminhões tanque saiam com combustível para abastecer a Grande Florianópolis. O terminal recebe combustíveis via oleodutos direto de uma refinaria da Petrobras na região metropolitana de Curitiba (PR) e fornece gasolina e óleo diesel aos postos de várias cidades no entorno da capital catarinense.
O bloqueio na SC-407 – entre Biguaçu e Antônio Carlos – começou nesta terça-feira em apoio aos caminhoneiros de todo o país, que protestam contra o aumento nos preços dos combustíveis.
A paralisação dos profissionais da estrada já causa impacto nas indústrias e no abastecimento em cidades do interior de Santa Catarina. A Aurora Alimentos informou hoje à tarde que irá suspender a produção de carnes de aves e suínos em razão da greve. A Fiesc pontuou preocupação com o provável desabastecimento dos insumos para o setor produtivo.
Acuado pelo movimento, o governo Michel Temer anunciou redução de 1,54% no preço do óleo diesel e que estuda zerar a alíquota da Cide (imposto sobre os combustíveis) para tentar baixar o valor nas bombas. Mas os caminhoneiros dizem que isso é pouco para encerrar a greve.