O vereador Marconi Kirch (DEM) foi eleito presidente da Câmara de Biguaçu para o anuênio 2018, em sessão realizada na tarde desta terça-feira (12), em disputa com João Domingos Zimmermann, o “Nino” (PMDB). O democrata somou dez votos, contra cinco do peemedebista. O vice-presidente eleito é Manoel Airton Pereira, o “Bilico” (PP); 1° secretário, Ricardo Mauri (PPS); e 2° secretário, Adriano Luiz Vicente (PSD).
Além dos componentes da chapa, também votaram em Marconi os vereadores Douglas Borba (PP), Fernando Duarte (PP), Ednei Muller Coelho (DEM), Salete Cardoso (PR), Elson João da Silva (PSD) e o atual presidente Ângelo Ramos Vieira (PSD).
A chapa de Nino foi composta por Nei Cláudio da Cunha (PPS) como candidato a vice, Magali Eliane Pereira Prazeres (PMDB) como 1° secretária e Manoel José de Andrade, o “Maneca” (PMDB), 2° secretário. Além dos integrantes, a chapa também recebeu o voto de Salmir da Silva (PMDB).
“Foi uma eleição democrática, com participação da chapa de oposição. Agradeço os dez votos de confiança na chapa 1, que inclusive trouxe o vereador Ricardo para ter uma maior pluridade partidária. Também parabenizo a oposição por ter registrado a chapa e somado os cinco votos”, disse Marconi, na tribuna do Poder Legislativo.
Marconi é o líder do prefeito Ramon Wollinger (PSD) no Legislativo neste ano de 2017. Com a eleição dele para a presidência, a função de liderar a bancada de situação será realizada pela vereadora Salete Cardoso (PR) no ano que vem.
Leia também: Marconi planeja concorrer a deputado em 2018
Acordo
Em dezembro de 2016, a bancada de situação fez um acordo consensual entre os vereadores que compõem a base aliada do prefeito e definiu os nomes dos presidentes da Câmara de Biguaçu para os quatro anos da Legislatura 2017-2020. Naquela ocasião, ficou estabelecido que o vereador Ângelo Ramos Vieira (PSD) seria eleito para o ano de 2017, seguido de Marconi Kirch em 2018, Douglas Borba (PP) em 2019, e Salete Orlandina Cardoso (PR) em 2020. Os nomes de vice-presidente e de 1º e 2º secretários são definidos antes de cada eleição.
Atualizada às 18h24