Marinha alerta para ressaca no mar com ondas de até 3 metros no litoral

Publicidade

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), emitiu um comunicado na tarde de ontem (11) alertando sobre a passagem de uma frente fria nas regiões Sul e Sudeste, que poderá provocar ventos fortes com rajadas de até 60 km/h nas proximidades do litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, entre a noite desta terça-feira (12) e a manhã de quinta (14).

“Esses ventos poderão gerar ondas de Sudeste a Sul de até 3,0 metros, nas proximidades do litoral dos mesmos estados, no mesmo período. Há também condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de Sul a Sudeste de até 2,5 metros entre as cidades de Laguna (SC) e Cananéia (SP), entre o dia 12 à noite e o dia 13 pela manhã”, diz trecho da nota.

Continua após a publicidade

“Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”, finaliza o comunicado da Marinha.

A Epagri/Ciram também emitiu um informe na manhã de hoje pontuando que durante o dia haverá rajadas persistentes de vento Sul de 50 a 70 km/h, começando no Litoral Sul pela manhã, se estendo a todo o Litoral catarinense nos períodos da tarde e noite. “O vento provoca agitação no mar com picos de onda de 2,0 a 3,0 m, desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações”, alerta a nota.

Segundo a Epagri, essa agitação marítima decorre de uma frente fria se afastando de Santa Catarina e um sistema de alta pressão avançando pelo Sul do Brasil.

Publicidade