Marquinhos Santos é homenageado pela Prefeitura de Biguaçu

Publicidade

Da Assessoria – A Prefeitura de Biguaçu homenageou na noite dessa quarta-feira (12) o atleta Marcos Vicente dos Santos, o Marquinhos, do Avaí Futebol Clube, pela brilhante carreira e por levar o nome do município, pelo país e para a Europa. O evento ocorreu no auditório do Centro Educacional David Crispim.

Com a presença do prefeito Ramon Wollinger, do vice-prefeito Vilson Norberto Alves, do ex-prefeito José Castelo Deschamps, vereadores, secretários e dezenas de torcedores do time azurra, Marquinhos recebeu uma placa, a bandeira do município e foi declarado embaixador de Biguaçu no esporte.

Continua após a publicidade

“Estou muito contente por esta homenagem e pelo carinho que recebo de todos os biguaçuenses. Tenho muito carinho por Biguaçu e por todas as amizades que aqui conquistei e isso vai muito além das cores azul e branca, são amizades construídas pela lealdade e pelo caráter das pessoas”, comentou Marquinhos.

Marquinhos recebe bandeira do município das mãos do prefeito Ramon (Foto Paulo Rodrigo Ferreira)

O jogador manifestou seu apoio ao futebol amador e às diversas modalidades esportivas desenvolvidas no município e à possibilidade de a torcida vê-lo em campo em 2019. “Anunciamos o término da carreira no futebol profissional, mas acho que vamos fazer mais dois jogos, para completar 400 partidas”, finalizou, arrancando aplausos dos torcedores.

“Conheço o Marquinhos desde os cinco anos de idade e no futebol ele fez tudo que se esperava como atleta. Contribuiu muito para o futebol de Biguaçu, Santa Catarina e do Brasil. Ficamos orgulhosos por termos um atleta do nosso município e que não esqueceu de suas origens. Não temos orgulho apenas do jogador avaiano, temos orgulho do homem que tu te tornaste, do grande pai que tu és e do amigo presente na nossa vida e na nossa comunidade”, disse o vice-prefeito Vilson.

“Sou torcedor do Figueirense, mas estou muito feliz por poder, na condição de prefeito de Biguaçu, homenagear este grande atleta que é o Marquinhos. Um profissional que levou o nome de Biguaçu por grandes clubes do Brasil e fora dele. Sua determinação, garra e espírito de liderança o fazem merecedor de nossa homenagem, reconhecimento e gratidão.  Por isso, quero hoje convidá-lo para levar junto com as bandeiras de grandes clubes a bandeira de Biguaçu como embaixador da nossa cidade”, discursou o prefeito Ramon.

O atleta

Natural do bairro Bom Viver, em Biguaçu, Marquinhos tem 37 anos, é ídolo do Avaí, mas deu os primeiros passos no Figueirense, quando em 1997 foi campeão municipal e estadual juvenil. No fim do ano, acabou dispensado pelo clube alvinegro. No ano seguinte, o atleta voltou à cidade natal para vestir a camisa do Biguaçu Atlético Clube (BAC), e foi campeão na categoria adulto.

Em 1999 Marquinhos foi chamado para um teste no Avaí e, consequentemente, passou a fazer parte do time juvenil, estreando contra o Joinville, no Norte do Estado, em partida que terminou empatada em 2 a 2. Como profissional, o primeiro jogo foi contra a Chapecoense, na Arena Condá, aos 17 anos. Já o primeiro gol marcado aconteceu na goleada sobre o Lages, por 4 a 0, no Estádio da Ressacada.

Marquinhos seguiu no Avaí até 2000, quando rumou à Alemanha para vestir a camisa do Bayer Leverkusen. Rodou o futebol brasileiro atuando por times como Flamengo, Paraná, São Paulo, Coritiba, Santa Cruz e Atlético-MG até voltar ao Avaí, em 2008, conquistando o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, competição que o clube não disputava há quase 30 anos. O atleta ainda teve passagens por Santos e Grêmio, retornando ao Avaí em 2013, de onde não saiu mais.

Na carreira, tem títulos como o Campeonato Catarinense com o Avaí em 2009, o Campeonato Paulista e Copa do Brasil pelo Santos, em 2010, além de três acessos com o Avaí para a Série A (2008, 2013 e 2018). Marquinhos ainda é o maior artilheiro do Estádio da Ressacada, com 60 gols marcados.

Publicidade