Avaí: 54% de chances de cair; Figueira 34%

Publicidade
Reprodução Infobola
Reprodução Infobola

Faltando quatro rodadas para o término da Série ‘A’ do Campeonato Brasileiro, o Avaí tem 54% de chances de ser rebaixado para a Série ‘B’ e o Figueirense 34%, segundo cálculos feitos nesta segunda-feira à tarde, pelo matemático Tristão Garcia.

Até a rodada anterior, o incide de possibilidade estava em 52% para o ‘Leão da Ilha’ e 28% para o ‘Furacão do Estreito’.

Continua após a publicidade

Conforme a análise publicada no Infobola, a Chapecoense não possui mais perigo de descer à Segunda Divisão, mas o do Joinville aumentou de 92% para 94% após o time do Norte de Santa Catarina empatar com o Santos em casa e voltar para a lanterna da competição.

Ainda conforme o matemático, o Vasco tem 84% de chances de cair. O Coritiba tem 69% e, o Goiás, 60%.

Na ponta do lápis do matemático, o Corinthians já pode ser considerado campeão, com 99% de probabilidade, e o 1% ainda alimenta o sonho do Atlético Mineiro – a diferença entre os dois é de 11 pontos, faltando quatro rodadas. Para tirar o caneco do ‘Timão’, o Galo precisa vencer todos os seus jogos e o concorrente perder todos.

Corinthians e Atlético Mineiro estão com vagas garantidas na Copa Libertadores da América em 2016. As chances do Grêmio são de 96%, Santos: 48%; São Paulo: 22%; Internacional: 21%; Sport: 47%; Ponte Preta: 3%; Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo: 1% cada.

Tristão pondera que os cálculos são feitos com base na atual classificação de cada equipe, quantidade de rodadas que faltam e os adversários que cada time ainda têm pelo caminho. “A classificação por pontos ganhos é o melhor resumo do que aconteceu até o momento, mas pode distorcer a realidade. Ao não considerar a quantidade de jogos disputados pelas equipes ou a qualidade dos adversários, a classificação por pontos ganhos abre espaço para outros critérios de classificação – chances e aproveitamento”, comenta.

Publicidade