Um morador de Porto Belo, no Litoral Norte catarinense, construiu a própria aeronave usando o motor de um Fusca. O mecânico de aeronaves Elvis Hein levou dois anos na construção, que é realização de um sonho pessoal que começou em 1982 ,quando ele ainda fazia aeromodelos. “Construir um avião já é bacana. Mas construir e voar no avião, é mais ainda”, afirma.
O motor de Fusca foi adaptado para ficar mais potente. O pequeno avião tem 1,45 metro de altura. Foram dois anos de trabalho e quase R$ 200 mil de investimento.
“Eu já desenhava meus aviões e um dia eu desenhei ele. Pequenininho e construí com 1,20 m de envergadura, um aeromodelo pequeno. Aí foram passando os anos, fabriquei alguns para amigos e por fim fiz ele. Fiz os desenhos, planejei tudo, mas teve um engenheiro que fez todos os cálculos”, detalha o mecânico, que tem uma oficina em um condomínio aeronáutico de Porto Belo.
Ele garante que o avião é seguro e em caso de falha estrutural ou de comandos, é só acionar uma alavanca que abre um paraquedas que suspende toda a aeronave. “É super seguro, assusta pelo tamanho e designer arrojado, mas é muito estável para voar”, diz Hein.
O avião tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil para voar e já voou de São Paulo a Santa Catarina em menos de duas horas.
Publicidade