Meteorologia alerta para temporais hoje com até 80mm de chuva na Grande Florianópolis

As meteorologistas Laura Rodrigues e Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, emitiram aviso na manhã desta quarta-feira (24) apontando para a possibilidade de temporais no decorrer da tarde e noite de hoje, na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. “Chuva mais intensa e tempo severo (…), acumulando total de 60 a 80mm em 12 horas”, pontuam.

A previsão é que o mau tempo ocorra em todas as regiões do Estado, com pancadas de chuva, temporais localizados entre a tarde e noite, acompanhados de descarga elétrica, fortes rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado. “As chuvas, mesmo de curta duração, podem ser de forte intensidade, acumulando pontuais de 30 a 60mm em uma hora”, alerta o aviso.

Conteúdo impulsionado

Isso pode ocorrer devido ao forte calor com passagem de frente fria na região Sul do país. Conforme a Epagri/Ciram, pode fazer até 35ºC na Grande Florianópolis no começo da tarde desta quarta, com abafamento – o que faz a sensação térmica ser maior do que o registrado nos termômetros.

VídeoRuas voltam a ficar alagadas em bairro de Biguaçu

De acordo com informações divulgadas na segunda-feira (22), nas duas últimas semanas, os totais de chuva chegaram a quase 600mm (600 litros de água por metro quadrado de área) na  Grande Florianópolis, o que equivale a três vezes a média climatológica esperada para o mês de janeiro na região, que é de 200mm.

Atualizada às 11h10

Conteúdo impulsionado