Emitido alerta para fortes chuvas nas próximas 24 horas

Publicidade

Os meteorologistas Gilsânia Cruz e Erikson de Oliveira, da Epagri/Ciram, emitiram comunicado, na manhã desta quinta-feira (29), alertando para a previsão de muita chuva em algumas regiões de Santa Catarina nas próximas 24 horas, incluindo a Grande Florianópolis, Planaltos Sul e Norte, e Vale do Itajaí.

“Acumulado: 40 a 80 mm em média no período, com pontuais maiores no Litoral (150 a 180 mm), especialmente no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. Esses valores representam mais do que esperado para o mês inteiro de dezembro em algumas cidades do Litoral”, pontua a nota.

Continua após a publicidade

Há risco de temporais localizados com descarga elétrica, rajadas fortes de vento (acima de 60km/h) e granizo. Conforme a Epagri/Ciram, a partir da tarde desta quinta-feira, Santa Catarina estará sob um sistema de massa de ar quente e úmido e de baixa pressão – o que ocasiona esses fenômenos.

Aviso Especial

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um “Aviso Especial” para a faixa Leste do Sul do Brasil, entre Porto Alegre e Florianópolis. Esse tipo de alerta só é emitido quando as condições de tempo são muito favoráveis para ocorrência de um fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 24 horas.

“Nesta quinta-feira (28/12) haverá condições para temporais, com raios, rajadas de vento, ocasional queda de granizo e ainda volumes expressivos de chuva em pontos da região de Porto Alegre e Depressão Central, Serra do Nordeste e leste do Planalto no RS, nas regiões do Planalto Sul, Litoral Sul e Laguna, Florianópolis, Litoral Norte e Médio Vale , Planalto Norte e parte do Meio Oeste em SC e no Sul do PR”, detalha o CPTEC.

“Siga as recomendações da Defesa Civil e demais autoridades competentes, e esteja preparado para medidas de emergência com a maior segurança possível”, ressalta o Inpe.

Publicidade