Selecionados pelo 40° Concurso de Ingresso na Carreira do MPSC, novos membros tomarão posse no dia 16 de junho.
A posse de 23 novos Promotores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) acontecerá no dia 16 de junho, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Os novos membros foram selecionados pelo 40° Concurso de Ingresso na Carreira. Com a posse, o MPSC passará a contar com 473 Promotores atuando em defesa da sociedade nas 111 Comarcas do Estado.
O concurso iniciou em maio de 2016 com mais de 3.500 inscritos. Ao longo do concurso, os candidatos passaram por cinco etapas. A primeira delas foi o processo seletivo preambular objetivo, que tever caráter eliminatório e consistiu na aplicação de provas matutinas e verspertinas no estilo de afirmativas verdadeiras ou falsas.
A segunda consistiu no processo seletivo preambular discursivo composto por dois grupos de provas de respostas discursivas, formado por questões teóricas e práticas. Logo em seguida foi realizada, por meio de dinâmicas de grupo, testes psicológicos e entrevista psicológica, a avaliação pscicológica dos candidatos. O objetivo era analisar a compatibilidade das características psicológicas de cada um com as atribuições do cargo de Promotor de Justiça.
Na quarta e penúltima etapa os candidatos passaram pela prova de tribuna, entrevista e prova oral. A Prova de Tribuna teve caráter classificatório e consistiu em apresentação oral perante a Comissão de Concurso. Após a Prova de Tribuna, no mesmo dia, os candidato passaram pela entrevista realizada pela Comissão do Concurso.
Entre o dia 27 de março e 5 de abril, os candidatos realizaram a Prova Oral. A prova de caráter eliminatório abordou 13 temas que foram explicitados no edital.
Os candidatos realizaram por último a apresentação de títulos, que foram avaliados pela Comissão de Concurso até 2 após a realização da prova oral.