A Polícia Militar recuperou, esta semana, em Chapecó, uma Mitsubishi Pajero Dakar roubada, que já estava sendo usada para o transporte de contrabando do Paraguai.
O veículo estava na rua Pavão, loteamento Vitório Rosa, no bairro Parque das Palmeiras, naquele município. Em verificação do veículo suspeito, a PM fez a apreensão de 19 mil carteiras de cigarros.
Em verificação minuciosa na camionete, foi constatado que a placa verdadeira era de Faxinal do Guedes, e que o veículo em questão havia sido tomado em um roubo a residência na noite do dia três de julho do corrente ano, quando cerca de quatro homens armados renderam e mantiveram uma família refém por cerca de duas horas e fugiram levando, além da camionete, dinheiro e diversos outros bens da casa.
Dentro da camionete também foram localizados dois conjuntos de placas, um com placas de Umuarama-PR e outro com as placas de Telemaco Borba-PR, que encontravam-se embaladas e ainda tinham lacres novos similares aos do Detran do Paraná. Geralmente os criminosos trocam as placas de acordo com o Estado que estão rodando para tentar não chamar a atenção. No veículo também estava instalado um rádio comunicador para monitorar as frequências policiais.
No local estava apenas uma aposentada de 65 anos, que era a responsável pela casa e foi detida e conduzida à Delegacia da Polícia Federal de Chapecó, para onde também foram encaminhados todos os objetos e produtos apreendidos, para os procedimentos cabíveis.
“O crime de contrabando de cigarros muitas vezes é socialmente aceito a uma parcela da população acha a prática normal, mas se esquece que essa prática alimenta um mercado bem mais perverso e danoso, os roubos, principalmente em residências e mais também pode ser uma vítima. Quem fuma o cigarro contrabandeado também contribui com os roubos”, informa a PM.