A Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis Estado marcou uma audiência pública para apresentar o modelo de concessão do Transporte Público Coletivo Integrado da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF). O evento acontecerá no dia 7 de dezembro, no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública, na Capital, às 14h.
O projeto de concessão vem sendo elaborado desde 2016 e tem base no Plano de Mobilidade da Grande Florianópolis. A ideia é que, com a concessão, uma única empresa passe a operar o transporte intermunicipal na região, com passagens integradas por meio de bilhetagem eletrônica e outras mudanças significativas aos usuários. Entre elas, a alteração de linhas – para que, por exemplo, um passageiro que queira se deslocar de um município a outro na região continental não precise se deslocar antes a um terminal na Ilha de Santa Catarina.
“É mais uma demanda histórica dos catarinenses que está sendo atendida. Vamos deixar tudo pronto para a tão esperada concessão, baseada em estudos sólidos, consistentes”, avalia o superintendente-chefe da Suderf e secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, tenente-coronel Thiago Vieira.
Os documentos referentes à concessão ficarão disponíveis para consulta pública no site https://especial.sc.gov.br/ppi do dia 7 de dezembro de 2022 ao dia 13 de janeiro de 2023.
Passada a audiência e o prazo da consulta, o material é encaminhado à análise do Tribunal de Contas de SC (TCE/SC) e, posteriormente, o processo licitatório para a concessão poderá ser iniciado. A empresa vencedora terá 15 anos para explorar o serviço.