O munícipe Didi Soares não está satisfeito com o atendimento prestado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Janaína, em Biguaçu. Ele precisou dos serviços da saúde pública na manhã desta terça-feira (20), chegou cedo ao local, perto das 7h10 e, por volta das 10h30, postou em sua rede social um “desabafo”, pontuando demora para ser consultado.
“A saúde pública de Biguaçu está em coma…estou no posto de saúde do Janaína desde de manhã cedo…atendimento precário sem contar que hoje você consulta com um médico e se voltar amanhã não sabe se será atendido pelo mesmo.Descobri hoje que a médica que atende a minha área já não está mais é a que entrou no lugar é provisória. Lamentável…”, escreveu.
Ao Biguá News, Soares relatou que o seu descontentamento não é com toda a equipe da UBS, mas sim com relação ao tempo para ser atendido pelo médico. “As atendentes na frente são excelentes fazem oque podem com o pouco que tem, não reclamo delas. Reclamo é da demora do atendimento médico, da troca troca constante de médicos e funcionários da unidade”, completou.
O que diz a Secretaria de Saúde
A reportagem conversou com o secretário Daniel César da Luz, que relatou ter assumido o cargo há poucos meses e está reorganizando todos os procedimentos na sua área. Esclareceu que na UBS do Jardim Janaína ocorreu uma recente troca de médico, pois a profissional que atendia lá passou em um concurso público e não foi trabalhar nesta terça-feira, deixando o posto vago sem aviso prévio.
“Foi colocado outro médico lá hoje pela manhã, mas como a outra médica nos disse somente hoje que não iria mais trabalhar na UBS por ter passado em um concurso, o médico volante acabou chegando na unidade por volta das 9h, então é uma falha pontual, tanto que o outro médico que trabalha lá está há três anos”, relatou.
Daniel ressaltou ainda que a UBS está “contando desde o início do mês com alunos de medicina e preceptor naquela unidade. Convocamos também os ACD que não tinha e mais o ACS para a área. Estamos em pleno avanço para melhorar cada atendimento. A rotatividade só ocorre por opção do profissional (passar em concurso por exemplo) ou buscar o melhor atendimento para nossa população”, completou o secretário.