Moradores da ponta Norte da Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, estão indignados com a falta de cuidado com o balneário mais visitado da cidade, durante as temporadas de verão. Na manhã desta terça-feira (9), um deles gravou um vídeo de uma água escura descendo do bairro em direção ao mar.
“É esgoto a céu aberto. Foi no canto esquerdo da praia, próximo ao costão. Dependendo da maré ou da chuva o esgoto vai todo para o mar. Ano passado já foi feito denúncia, mas nada fizeram”, disse a fonte de Biguá News.
A praia é uma das mais procuradas do município durante o verão. Em janeiro de 2017, turistas apontaram acúmulo de lixo e esgoto no bairro e na vila de Palmas. Na temporada do ano passado, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) também apontou, em um dos seus relatórios, a falta de balneabilidade no ponto em frente ao posto de salva-vidas, na rua Aderbal Ramos da Silva (onde tem o córrego).
No ano passado, Palmas perdeu a certificação do programa “Bandeira Azul” de qualidade por não cumprir as medidas da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental), que concede a bandeira.
A Praia Grande, também em Governador Celso Ramos, continua com o selo Bandeira Azul.
O que diz a Prefeitura
Biguá News entrou em contato com o secretário de Comunicação do município, Alcides Pereira. Ele pontuou que uma análise será feita no local e que a água escura gravada pelo morador pode ser devido às chuvas. “Provavelmente é água barrenta que desce do morro quando chove, ou até do lençol freático. Aqui tem mangue, cuja composição da terra é barrenta. Ano passado surgiu algo semelhante e foi feita análise da água, constatando que não era esgoto, mas sim água do mangue”, afirmou.
Ele disse ainda que todos os relatórios de balneabilidade feitos pela Fatma em dezembro de 2017 e na primeira semana de janeiro de 2018 apontaram que o mar estava próprio para banhos. “Além disso, o município faz análises por meio de um laboratório particular, que também confirma a boa qualidade da água”, completou.