Vanilda Judésia Adriano de Jesus tem uma história inspiradora. Ela é moradora de Três Riachos, no interior de Biguaçu, onde junto ao marido e os filhos cuidam do Projeto Recomeçar, que acolhe dependentes químicos para tratamento. No final do ano passado ela procurou a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Três Riachos com o desejo de emagrecer, para melhorar a sua saúde. Em quatro meses ela perdeu 21 quilos.
“Me consultei com a médica da Limeira falando que gostaria de emagrecer, pois estava muito gorda, com mal-estar e a pressão muito alta. Ela me encaminhou para a nutricionista do posto e comecei minha reeducação alimentar. No primeiro mês perdi 6,300 quilos, no segundo 6 quilos e no terceiro mês foram 4, pois foi bem na época das festas de final de ano e natal, por isso foi mais difícil manter a dieta. Nos meses seguintes foram 2,5 quilos em cada mês”, conta Vanilda. Ela afirma que sua disposição para realizar as atividades diárias melhorou consideravelmente, além da autoestima.
A enfermeira coordenadora da UBS Três Riachos, Núbia Madeira, conta que o Projeto Recomeçar sobrevive com doações: “Constantemente eles recebem doações de bolos, pães e doces, todos alimentos calóricos, e mesmo assim a Vanilda tem seguido firme a dieta. Ela é uma guerreira não só por sua determinação, mas pela força e coração generoso, tocando esse projeto tão bonito sozinha com a família”, ressalta.
“Vanilda é um exemplo de superação, mostrando que com força de vontade e seguindo as determinações médicas à risca, é possível melhorar nossa saúde. Que ela estimule mais pacientes e fazer o mesmo”, ressalta o Secretário Municipal de Saúde, Heron Felício Pereira.
A Superintendente Municipal de Saúde, Gê Ronconi, lembra que “as Unidades Básicas do município de Biguaçu possuem diversos grupos de nutrição, atividades físicas e Hiperdia, que são voltados à pacientes hipertensos e diabéticos, para prevenção e manutenção da saúde. Procure a unidade mais próxima de sua residência e participe, pois, a prevenção é sempre o melhor remédio.