Moradores de rua aceitaram o convite e vão para albergues em Florianópolis

Publicidade

A equipe da Abordagem de Rua, da Secretária Municipal de Assistência Social de Florianópolis, realizou, nesta terça-feira (23), mais uma ação na região da praça XV de Novembro. Com a chegada do frio, o trabalho dos assistentes sociais é ainda maior, para que mais moradores de rua possam ter um lugar para se alimentar e se abrigar. No total, seis pessoas foram abordadas e duas aceitaram a ajuda da equipe, já recebendo o encaminhamento para passar a noite no Albergue Municipal.

Diversos lugares do centro da cidade foram visitados pelos assistentes sociais do Albergue e da Casa de Apoio Municipal. Diariamente, duas equipes percorrem diversas ruas da cidade, procurando pessoas que precisem de algum tipo de auxílio da assistência social. Muitas vezes, os moradores de rua acabam não sendo receptivos nem para conversar, como foi o caso de um homem encontrado dormindo sob uma marquise, que não quis nem ouvir a proposta dos assistentes.

Continua após a publicidade

Em outro ponto, na frente da Igreja São Francisco, um homem afirmou já ter um lugar para dormir, mas aceitou conversar com uma profissional da equipe.

Já na região do Mercado Público, dois homens abordados alegaram que nunca foram ao Albergue Municipal, pois não conheciam a região central da cidade. Ambos foram cadastrados e já foram encaminhados ao espaço, onde poderão passar a noite, se alimentar e tomar banho. Ainda no mesmo local, outras pessoas foram abordadas, mas negaram a ajuda por diversos motivos. Uma das principais razões para os moradores de rua não ficarem nas casas de apoio é o uso de drogas.

A equipe de Abordagem atende chamados da população e visita pontos da cidade onde existam casos de pessoas em situação de rua. Além disso, os assistentes ainda precisam convencer os moradores de rua a conhecerem as casas de apoio, pois muitos preferem não aceitar o convite.

A Abordagem de Rua é um serviço de busca ativa realizada de forma contínua e programada. Para entrar em contato com a equipe da Abordagem Social, basta ligar nos telefones 0800 643 1407 FREE, 9957-2147 e 3223-0824.

 

Publicidade