Moradores de SC receberão por celular alertas de desastres naturais

Publicidade

Moradores de 20 municípios de Santa Catarina já podem se cadastrar para receber pelo celular os alertas da Defesa Civil sobre riscos de futuros desastres naturais. O projeto-piloto, criado pelo Ministério da Integração Nacional, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e por governos estaduais, começa a funcionar como teste a partir do dia 7 deste mês e vai monitorar a região por 24 horas, diariamente.

Os alertas SMS serão enviados para celulares a partir do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, localizado em Brasília, como  monitoramento da previsão do tempo feito durante todo o dia. O objetivo é alertar as pessoas sobre possíveis catástrofes naturais, dando tempo para que saiam de casa antes de chuvas fortes, inundações, deslizamentos ou enxurradas.

Continua após a publicidade

O recebimento é gratuito e os alertas estão liberados para usuários cadastrados pelas operadoras de telecomunicação. O recebimento das mensagens é opcional. Para se cadastrar, é necessário enviar o CEP do local que deve ser monitorado para o número: 40199. É possível registrar mais de um CEP.

O cancelamento do serviço não terá custo e pode ser feito por mensagem.

Os municípios catarinenses selecionados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, são os seguintes: Araranguá; Pedras Grandes; São João Batista; lhota; Balneário Rincão; Mirim Doce; Barra Velha; Caçador; Herval d’Oeste; Itapiranga; Ponte Serrada; Maravilha; São Carlos; Arvoredo; Ponte Alta do Norte; Rio dos Cedros; Araquari; Urubici; Rio do Sul e Três Barras.

Após a etapa dos testes, com duração de quatro meses, o serviço será estendido a outras regiões.

Publicidade