Os moradores do Alto Biguaçu decidiram, em assembleia realizada na noite desta terça-feira (20), bloquear a SC-407, na próxima sexta-feira (23), em protesto contra a inércia do governo do Estado em liberar os recursos para as obras de revitalização do trecho entre Biguaçu e Antônio Carlos. O bloqueio será entre as 7h e as 9h, em frente à gruta Nossa Senhora de Guadalupe.
“Será bloqueado para chamar a atenção da classe politica às condições precárias da rodovia. Se não surtir resultado será programada a paralisação da estrada todas as sextas-feiras”, disse, ao Biguá News, a líder comunitária Ivonete Weber, que preside a comissão formada para dar encaminhamento às tratativas sobre o manifesto.
As comunidades instaladas às margens da 407 esperam, há anos, por obras de reforma da estrada – que foi construída na década de 1980 e não suporta mais o tráfego diário de caminhões e carretas. Em dezembro de 2015, os moradores chegaram a interromper o fluxo da via protestando contra o abandono do Estado. Naquele mesmo mês, um emergencial “tapa-buracos” foi realizado pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra).
Em 2016, o governo licitou a completa revitalização do trecho, a custo de R$ 6,9 milhões. Na elaboração do orçamento de 2017 chegou a ser garantido o total de R$ 5 milhões para iniciar a obra. Em novembro do ano passado, o governador Raimundo Colombo (PSD) assinou a ordem de serviço, mas até agora o Estado não liberou os recursos para a empreiteira colocar as máquinas para trabalhar.
Promessa
Colombo prometeu, na tarde desta terça-feira, ao prefeito Ramon Wollinger (PSD), que nas próximas semanas a construtora deve iniciar a reforma da rodovia. O prefeito de Biguaçu teve agenda com o governador e, entre outros assuntos, reforçou a cobrança pelo começo do serviço na estrada. “Quero, se possível ainda hoje, assinar o decreto para início das obras”, disse o chefe do Poder Executivo estadual, na oportunidade.