Site idêntico ao do Detran de Santa Catarina tenta instalar vírus

Página falsa pedia para instalar um arquivo ao final da consulta (Imagem ilustrativa)

O Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) comunicou, nesta quarta-feira (14), que um profissional de tecnologia da informação do órgão identificou uma página eletrônica cópia do Detran/SC. O técnico Igor dos Santos notou, no final do uso, que o site exibiu uma mensagem informando da necessidade de baixar um arquivo com o resultado de sua consulta – o que na verdade seria um vírus.

A Ciasc, empresa do governo do Estado responsável pela página oficial do Detran/SC, foi avisada da existência dessa página. Constatou-se que era uma página falsa em função do oferecimento de arquivo executável e o endereço de domínio da página (detran.sc.combr2018.info), que difere do site oficial do Detran/SC (detran.sc.gov.br). A página, conforme os técnicos do MPF/SC, era exatamente igual a original, com exceção do endereço eletrônico.

Conteúdo impulsionado

De acordo com o MPF, como o domínio do site é internacional, é difícil tirá-lo do ar. Igor e os técnicos do MPF e da Ciasc conseguiram barrar que o Google aponte esse endereço falso como sendo o verdadeiro. Até a sexta-feira (9), o endereço “fake“, registrado nos Estados Unidos pela empresa Domains By Proxy, continuava no ar. O site foi registrado no dia 5 de fevereiro e só a empresa americana tem a identidade do responsável. Nesta quarta (14) a página estava off-line.

Entre os vários aspectos que permeiam a utilização segura da internet estão os chamados “códigos maliciosos” que são usados como intermediários e possibilitam a prática de golpes, ataques e envio de spam. Conforme o setor de tecnologia do MPF, é crucial ser cuidadoso ao navegar em páginas suspeitas e jamais baixar arquivos executáveis.

Conteúdo impulsionado