A coleta de resíduos sólidos (lixo comum) em Biguaçu vem sendo efetuada por uma nova empresa e em novo horário. Antes, o recolhimento que era feito no período noturno agora está ocorrendo de dia, a partir das 6h, em todos os bairros do município.
Com a troca de empresa, segundo a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi), órgão responsável pela gestão dos resíduos na cidade, a economia gerada será de R$ 1,1 milhão ao ano aos cofres da Prefeitura, dinheiro público que poderá ser investido em obras e melhorias para os cidadãos. Cabe ressaltar ainda que, em Biguaçu não é cobrada a taxa de lixo, como forma de compensação pelo fato do aterro sanitário que atende a região estar situado no município.
Leia também:
Biguaçu tem novo cronograma de coleta de lixo comum a partir desta quinta-feira
A empresa contratada emergencialmente pelo prazo de 90 dias para efetuar a coleta é a Recicle Aqui, a mesma que já realiza o recolhimento de materiais recicláveis e resíduos volumosos. Nesse período, deverá ser finalizada a licitação para a empresa que será contratada para prestar o serviço pelos próximos 5 anos. Com a finalização do processo licitatório, o horário da coleta será o mesmo, a partir das 6h, já previsto em contrato.
Além da coleta com caminhões pelos bairros, a Famabi está implantando 200 contentores de lixo em pontos estratégicos do município, onde há maior volume de depósito de resíduos.
Entenda as vantagens para a alteração de horário
A alteração do horário da passagem dos caminhões nos bairros na área urbana para o período da manhã foi motivada por pedidos dos moradores e para facilitar a logística da coleta. Na área rural, o horário permaneceu inalterado, a partir das 6h.
Veja as vantagens da troca de horário:
– A Famabi recebia inúmeras reclamações de cidadãos, relatando que no período noturno os caminhões não conseguiam passar por ruas estreitas e servidões, já que moradores que não têm garagem em suas casas estacionam os veículos em via pública à noite;
– Quando aconteciam problemas mecânicos nos caminhões, à noite os serviços de manutenção não eram prestados em tempo hábil, o que prejudicava a coleta que precisava ser feita com menos caminhões;
– A coleta sendo realizada pela manhã deixa a cidade mais limpa e sem acúmulo de lixo ao longo do dia.
Confira o novo cronograma, implantado desde a última quinta-feira, dia 20 de maio:
Área urbana
– Segunda, quarta e sexta-feira: Mar das Pedras, Morro da Bina, Saveiro, Praia João Rosa, Prado de Baixo, Prado, Saudade, Vendaval, Boa Vista, São Miguel, Universitário e Centro (no bairro Centro a coleta será finalizada até 8h);
– Terça, quinta e sábado: Fundos, Jardim Carandaí, Rio Caveiras, Tijuquinhas, Cachoeiras, Areias de Cima, Jardim Carolina, Jardim Janaína e Bom Viver.
Área rural
– Segunda e sexta-feira: Três Riachos, Sorocaba de Dentro, Sorocaba de Fora e Estiva;
– Terça, quinta e sábado: SC-407, Beira Rio, Eletrosul e Rússia;
– Quarta-feira: Fazenda de Dentro, Fazenda de Fora, Fazendinha e ruas que ligam Antônio Carlos a Três Riachos.
“Pedimos a compreensão e paciência da população durante esse período de transição, que será breve, no entanto, cabe salientar para população que mesmo diante da mudança de horários e empresa, os serviços não foram interrompidos”, afirma o superintendente da Famabi, Marcondes Rodrigues Borba.