Multinacional chinesa de máquinas pesadas por instalar fábrica em Santa Catarina

Publicidade

Fábio Lima / SDS

A multinacional chinesa XCMG, maior fabricante do mundo de máquinas de construção da chamada linha amarela, pode ampliar seus negócios no Brasil e vir para Santa Catarina. O presidente do grupo e do conselho deliberativo, Wang Min, e o presidente mundial, Yansong Wang, estiveram com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, em Florianópolis.

Continua após a publicidade

“Para Santa Catarina é importante atrair uma empresa deste porte, líder no mercado de máquinas pesadas. Este foi apenas o primeiro encontro, queremos dar continuidade às tratativas para instalar uma unidade no nosso Estado”, reforça Chiodini.

Com sede na cidade de Xuzhou, onde estão concentradas mais de 25 fábricas, a XCMG está presente em 173 países. A empresa já funcionando desde 2014 em Pouso Alegre, Minas Gerais, onde gerou mais de mil empregos diretos. Entre os principais produtos fabricados destacam-se guindastes de construção, maquinários de escavação e construção, escavadoras, equipamentos para ferrovias, caminhões, entre outros.

No encontro, os executivos da XCMG doaram ao Governo do Estado uma carregadeira que custa R$ 250 mil, aproximadamente, para contribuir na recuperação de áreas danificadas pelas chuvas em Santa Catarina. A deputada estadual, Dirce Heiderscheidt, acompanhou a reunião.

Publicidade