No último sábado, 10 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Básica, com o objetivo de ampliar o acesso ao exame de prevenção ao câncer de colo do útero e buscando a retomada dos exames preventivos após o período de suspensão devido à pandemia de Covid-19, realizou um mutirão para atendimento de mulheres de 25 a 64 anos.
A iniciativa contou com a participação de 75 profissionais, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos administrativos e gestores, que estiveram concentrados no atendimento integral à saúde da mulher. Cerca de 480 mulheres foram atendidas nas UBS do município. O material coletado foi encaminhado à um laboratório conveniado ao município, totalizando um investimento de R$ 13.440,00.
Outro exame clínico realizado foi a mamografia, em mulheres com idade a partir de 50 anos, faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria agradece o empenho dos profissionais envolvidos no mutirão e parabeniza às mulheres biguaçuenses pela adesão e cuidado com a saúde. Aquelas que não conseguiram comparecer podem procurar a UBS de referência para atendimento.