A nave não tripulada russa Progress MS-06, que transportava combustível, água e material científico, se acoplou nesta sexta-feira (16) com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS), informou a agência espacial russa Roskosmos.
Instalada a bordo de um foguete Soyuz, a nave Progress decolou na quarta-feira da base de Baikonur, Cazaquistão, e nesta sexta-feira chegou à ISS no horário previsto, às 14h42 de Moscou (8h42 de Brasília).
O cosmonauta russo Fiodor Iurchtchikin e os astronautas americanos Jack Fisher e Peggy Whitson são os três tripulantes atuais da ISS.
A Rússia envia três ou quatro vezes ao ano naves tripuladas à estação internacional e, com a mesma frequência, naves de carga para abastecer os astronautas. Depois de cumprir a missão, as naves não tripuladas se desintegram na atmosfera, sobre o Oceano Pacífico.
Os foguetes russos Soyuz são os únicos veículos de abastecimento da ISS, assim como de transporte da tripulação, desde que as naves americanas abandonaram as viagens para a ISS. Dezesseis países participam na ISS, financiada em grande parte por Rússia e Estados Unidos.
Acidente
Nesta quinta-feira, um homem morreu carbonizado em um incêndio provocado pela queda de uma parte do foguete espacial russo Soyuz 2.1a, usado para o lançamento da nave Progress no cosmódromo de Baikonur. A informação foi confirmado pelo comitê nacional de gestão de emergências do país asiático.