Lance
Protagonistas! Neymar e Suárez foram novamente os nomes do Barcelona. Neste sábado, os catalães visitaram o Getafe e fizeram 2 a 0, com um gol do brasileiro e outro do uruguaio. No entanto, não foi apenas a dupla que se destacou. O jovem Sergi Roberto, que voltava de lesão e foi bancado por Luis Enrique como titular, deu as duas assistências para a dupla sul-americana marcar. De quebra, o camisa 11 marcou seu nono no Campeonato Espanhol, voltando à artilharia isolada.
O resultado faz o Barcelona encostar novamente no Real Madrid na liderança do Campeonato Espanhol. Agora, ambos os gigantes têm 24 pontos. O Getafe, por sua vez, estaciona nos dez pontos, na 13ª colocação. Na próxima rodada, o Barcelona recebe o perigoso Villarreal, no Camp Nou, no domingo. Já o Getafe visita o Eibar, no sábado.
O Barcelona entrou pressionado contra o Getafe após a vitória do Real Madrid, mais cedo, sobre o Las Palmas, por 3 a 1. Mas a qualidade do time catalão foi aparecendo com o decorrer do jogo. A aposta do técnico Luis Enrique foi Sergi Roberto, que formou a trinca no meio de campo com Busquets e Rakitic. O jovem volante estava machucado e voltou a ser relacionado. Situação semelhante à de Iniesta, que só entrou no segundo tempo.
A visão de Luis Enrique de colocar Sergi Roberto desde o início mostrou-se acertada. Ele fazia bem a proteção à defesa juntamente com Busquets, mas tinha fôlego de dar inveja ao aparecer com frequência no ataque, dando opção para os homens de frente. Em uma das aventuras do jovem ao setor ofensivo, o Barcelona abriu o placar. Neymar fez linda jogada pela esquerda e rolou para a entrada da área. Com a genialidade dos grandes craques, Sergi Roberto deu de calcanhar e deixou Suárez livre para marcar o primeiro.
Na volta do intervalo, o Getafe passou a rondar mais a área catalã, mas sem levar perigo. Se estava mais à frente, deixava espaços generosos para o Barcelona. E com Neymar em campo, um vacilo pode ser fatal. Em contra-ataque mortal iniciado pelo goleiro Bravo, Sergi Roberto avançou desde a intermediária defensiva até o ataque. Com visão de jogo privilegiada, o volante lançou o brasileiro, que acertou bonito chute, de primeira, para vencer Guaita. Foi o nono gol do camisa 11, que deixou Suárez e Cristiano Ronaldo, ambos com oito, para trás.
Após um mês afastado, Iniesta foi a campo para ganhar ritmo para o confronto contra o Bate Borisov, no meio de semana, pela Liga dos Campeões. Com mais um craque a marcar, a defesa do Getafe entrou em parafuso. Bom para Neymar, que deu lindo drible em Juan Rodríguez e deixou Alba na boa. Mas o lateral-esquerdo chutou em cima de Guaita, perdendo excelente chance.
Com o meio de campo povoado, o Barcelona cozinhou o jogo no final e tirou o pé do acelerador. Mas nada que fizesse o Getafe levar perigo ao gol de Bravo.