A obra de implantação da nova adutora de água tratada segue avançando em São José. Com os trabalhos concentrados na Rua São Pedro, no bairro Ipiranga, a CASAN solicita atenção aos motoristas e pedestres para a sinalização instalada no local.
A obra tem como objetivo ampliar o abastecimento de água para os municípios de São José e Biguaçu. Dos 5,4 mil metros projetados, já foram implantados 2,5 mil metros de adutora de 600mm, no trecho compreendido entre a Avenida das Torres, na ligação com a Rua Otto Júlio Malina, até a divisa com Biguaçu.
Quando estiver concluída, a adutora atenderá a cerca de 85 mil pessoas, como parte do Sistema Integrado de Florianópolis (SIF). A obra tem orçamento de cerca de R$ 14 milhões, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2023.
A nova adutora vai reforçar a distribuição de água tratada no município de São José, nos bairros Bela Vista, Jardim Cidade de Florianópolis, Ipiranga, Real Parque, Areias, Dona Adélia, Jardim Santiago e Serraria. Possibilitará ainda um incremento de vazão para Biguaçu, aumentando a capacidade de transporte de água e resultando em ganho no tempo de resposta em caso de desabastecimento.
Além da adutora, em Biguaçu está prevista também a implantação de quatro novos reservatórios (nos bairros Saudade, Janaína, Santa Catarina e Boa Vista), totalizando 2,8 milhões de litros, o que irá dobrar a capacidade de armazenamento de água no município.
Outra melhoria é a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) modular, no bairro Alto Biguaçu, na divida com o município de Antônio Carlos. Com a obra, que tem orçamento de R$ 80 milhões, Biguaçu passará a contar com a produção de água em seu próprio território podendo, inclusive, atender a outros municípios.
No futuro, o projeto é de que toda essa estrutura faça parte do Sistema de Abastecimento do Rio Biguaçu, que será interligado ao Sistema Integrado de Florianópolis.