A Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) concluiu mais uma etapa da nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Potecas, em São José, com a concretagem da laje de fundo do primeiro decantador. Durante a operação, que durou 10 horas, 52 caminhões betoneira depositaram cerca de 515m³ de concreto na estrutura.
Na primeira etapa são previstos três decantadores. Nestes equipamentos serão separados sólidos suspensos na água, permitindo que partículas mais densas sedimentem no fundo do tanque, formando um lodo, enquanto a água clarificada continua para etapas seguintes do tratamento.
Além dos decantadores, outras estruturas da obra estão com suas construções avançadas, como os tanques de aeração, sala dos sopradores, reservatório de cloreto férrico, casa de cloro e gás, tanque de contato, tratamento preliminar e desarenador.
A nova ETE Potecas terá capacidade de depuração de 600 l/s na primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual unidade com sistema de lagoas de estabilização. A nova infraestrutura vai tratar o esgoto em sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final.