A Prefeitura e o Corpo de Bombeiros Militar de Biguaçu inauguraram, na sexta-feira (22), o novo posto guarda-vidas do Balneário São Miguel. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o prefeito Ramon Wollinger, o comandante do CBM de Biguaçu, capitão Vitor José Polli e o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, coronel José Ricardo Steil.
O novo posto do Balneário São Miguel é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e lojas Koerich. A base foi construída com foco na funcionalidade e respeitando leis e normativas ambientais.
São Miguel foi o berço da colonização em Biguaçu, com a chegada dos primeiros imigrantes em 1748. Com suas construções históricas, como a Igreja de São Miguel Arcanjo, o Museu Etnográfico Casa dos Açores e o Aqueduto, com a Rota Gastronômica e praia de águas calmas e própria para banho, o balneário atrai milhares de pessoas a cada temporada.
O primeiro posto de guarda-vidas da região foi construído em 2012. De lá pra cá, o número de visitantes aumenta, especialmente nos períodos de fim de ano e carnaval, o que motivou a necessidade de substituição da base por uma estrutura mais moderna e que vai permitir melhor prestação de atendimento à população.
Além do posto do Corpo de Bombeiros, a Prefeitura está realizando uma série de melhorias no balneário. O trapiche foi reformado, a praia vai receber chuveiros e banheiros e o Executivo estuda a elaboração de projeto e licenciamento para engordamento da faixa de areia.
“Estamos trabalhando para fazer uma grande temporada de verão no Balneário São Miguel. Temos praia de água limpa, temos bons restaurantes, temos infraestrutura para receber os biguaçuenses e turistas. Quero também cumprimentar e agradecer nossos amigos bombeiros, ao qual inauguramos o novo posto de guarda-vidas, pelo excelente trabalho que fazem em nossa cidade e na nossa comarca, cuidando de nossa gente e protegendo nossa vida”, discursou o prefeito Ramon Wollinger.
Formatura de 22 guarda-vidas civis
Na mesma solenidade foi realizada a formatura de 22 guarda-vidas civis que atuarão nas praias de Biguaçu e Governador Celso Ramos durante o verão. O curso de formação dos novos guarda-vidas ocorreu no período de 30 de setembro a 15 de novembro.
Durante 45 dias de curso, os profissionais foram capacitados para realizar trabalho de orientação e prevenção e salvamentos.
O aluno Guillermo Julian Aguilera recebeu a premiação de melhor colocação no curso de formação, obtendo a média geral de média 9,33. A formatura foi acompanhada por familiares e amigos dos guarda-vidas que além da entrega de certificados acompanharam o tradicional banho de batismo.
Participaram do evento os secretários de Governo, Karoline Wollinger, de Desenvolvimento Urbano, Claudemir Aires, e de Obras, José Valdemar Silveira e o vereador João Luiz Luz.