Com 100% das fundações finalizadas e quase 40% de espaço físico construído, as obras da nova Estação de Tratamento de Potecas, em São José, avançam ao mesmo tempo em que a comunidade e escolas da região recebem um Projeto Socioambiental sobre saneamento.
O empreendimento é uma das maiores obras de saneamento em andamento em Santa Catarina. O diálogo e orientação com a população dos bairros vizinhos, com trabalho em escolas e visitas domiciliares, são desenvolvidos pela CASAN para minimizar os impactos das frentes de trabalho e reforçar a importância do saneamento.
Aprendizado diferenciado
Nesta sexta-feira (13/9), a CASAN realiza mais uma ação de Educomunicação na Escola de Ensino Fundamental Dr. Homero de Miranda Gomes. Para tornar o aprendizado mais interessante e dinâmico, a atividade vai adotar o conceito de Educomunicação, utilizando meios de comunicação como ferramentas pedagógicas. O trabalho vai permitir que as crianças gravem imagens de conteúdos trabalhos em sala de aula para produção de um vídeo.
Antes de chegar a esta fase de gravação de vídeos, a turma passou por duas aulas sobre uso consciente da água e a importância das matas ciliares com experimento prático que ilustra os processos de erosão.
Obra em pleno andamento
Em mais uma etapa de construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas, a CASAN finalizou a concretagem da laje de fundo do último tanque de aeração. A operação que teve duração de 13 horas envolveu 83 caminhões betoneiras para depositar 664 metros cúbicos de concreto na fundação. Com 16 estruturas previstas, 13 estão com trabalhos em pleno andamento.
Nova ETE Potecas
A unidade terá capacidade de depuração de 600 l/s de esgoto na primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual unidade com sistema de lagoas de estabilização. A nova infraestrutura vai tratar o esgoto com tecnologia mais moderna, em sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final.