As obras da segunda etapa da macrodrenagem em Biguaçu começam nesta terça-feira (15), na região do bairro Rio Caveiras. Após o serviço de topografia, as máquinas da empreiteira contratada para fazer o serviço iniciarão as escavações na rua Gregório Flor (que faz a ligação da rua Cônego Rodolfo Machado com a marginal Sul da BR-101). A galeria de águas pluviais será colocada em um trecho de 383 metros e adentrará a Avenida Governador Pedro Ivo Figueiredo de Campos, até chegar ao cruzamento com a Avenida Kiliano Kremer.
Nesta segunda-feira (14) à noite, o prefeito Ramon Wollinger (PSD), junto com o secretário de Planejamento e Gestão Participativa, Matheus Hoffmann Machado, e engenheiros que acompanharão os trabalhos, explanaram a moradores das redondezas como ocorrerão as intervenções urbanas para colocação da mega tubulação.
“É importante vir aqui explicar todas as etapas da obra e dizer que os incômodos causados durante a construção da Macrodrenagem 2 serão temporários, mas os benefícios permanentes”, comentou Wollinger aos presentes em uma reunião no Restaurante Vó Tereza.
A galeria de 2,0 metros de largura por 1,5 metro de altura irá dar mais vazão para escoar as enxurradas que ainda alagam as vias públicas nos jardins Primaveras e São Miguel, quando ocorrem fortes chuvas em um curto espaço de tempo. Além dessa tubulação com grandes dimensões, será instalada uma microdrenagem auxiliar na rua Gregório Flor e na Avenida Governador Ivo Figueiredo de Campos.
“Para diminuir os impactos no trânsito local as escavações serão feitas de 10 em 10 metros. Abre-se a fundação, faz a base no fundo, assenta a galeria e faz o reaterro em seguida”, disse Matheus.
Toda a estrutura ficará enterrada e as vias impactadas ganharão pavimento novo. Essa canalização subterrânea irá ser interligada com uma tubulação que já existe sob as marginais e a BR-101, conectando com a galeria da Macrodrenagem 1 do outro lado da rodovia federal.
O investimento total na Macrodrenagem 2 será de cerca de R$ 6 milhões, via recursos do Ministério das Cidades, com contrapartida do município. As obras chegarão também aos bairros Vendaval e Bom Viver. Nessa etapa do Rio Caveiras serão aplicados R$ 2,1 milhões e o prazo previsto para conclusão é de 60 dias, segundo estimativa da construtora.