O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Valdemar Silveira, recebeu, na manhã desta terça-feira (11), o representante do Programa Mãos que Ajudam, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Leandro Almegon. Na ocasião o coordenador da Organização Não Governamental (ONG) apresentou o interesse do grupo em realizar de forma voluntária trabalhos de manutenção e conservação no Cemitério Municipal São João Evangelista, no bairro Fundos.
O grupo formado por aproximadamente 150 pessoas realizará no próximo dia 22 de julho, serviços de limpeza, capinação, pintura de muros, meio-fio e túmulos.
“Por meio do trabalho voluntário, doamos parte do nosso tempo para ajudar as comunidades e as pessoas fazendo a manutenção de espaços públicos. Nosso trabalho se volta à sociedade de forma coletiva, não apenas dentro da instituição religiosa”, destaca Leandro.
O programa existe há 10 anos e em parceria com outras entidades, instituições religiosas, empresas privadas, órgãos governamentais e organizações assistenciais leva apoio a asilos, orfanatos, creches, ruas e espaços públicos.
O secretário de Obras apresentou in loco os serviços que precisam ser realizados no cemitério – que é o maior do município – com aproximadamente 29 mil pessoas sepultadas.
Para o secretário a ajuda do grupo é muito importante para o município. “Nossa demanda de trabalho é grande e o quadro de funcionários reduzido. Por isso, às vezes demoramos várias semanas para conseguir desenvolver alguma ação no cemitério municipal”, finaliza José Silveira.
A Secretaria Municipal de Obras estará auxiliando com o empréstimo de ferramentas e destinação dos resíduos provenientes dos trabalhos. Acompanharam a visita o diretor da Secretaria de Obras, Osmar José Martendal e o administrador do cemitério, Valdir Amancio Vieira.