Na manhã desta terça-feira (15), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deflagrou a operação Venefica em combate a crimes de falsificação e adulteração de produtos destinados a fins medicinais, organização criminosa, exercício ilegal da profissão, falsidade ideológica e lavagem de capitais. Foram cumpridos 6 (seis) mandados de prisão preventiva e 50 mandados de busca e apreensão, nos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
A investigação foi conduzida pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville e pela 13ª Promotoria de Justiça de Joinville, com apoio operacional do GAECO (Núcleo Joinville).
Além dos mandados de busca e de prisão, foi determinado pelo Juízo da 2ª vara Criminal de Joinville, o sequestro de bens móveis (veículos e valores) e imóveis, a suspensão dos perfis/contas nas redes sociais, a suspensão da atividade econômica de quatro empresas e uma filial, além de outras medidas cautelares diversas da prisão.
O nome da operação – Venefica – faz alusão à feiticeira da mitologia romana, que servia poções e venenos. Em latim, significa “envenenadora”.
O GAECO é Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar.