A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Sombrio, empreendeu diligências a fim de cumprir ordem judicial de buscas, decorrentes de investigação da operação “Rescaldo”. Na ação, foram apreendidas 2 armas de fogo, munição, drogas (cerca de 320g de maconha, 52g de cocaína e 6 comprimidos de ecstasy) e outros (balança de precisão, celulares etc).
A ação contou também contou com a participação da Polícia Civil (Divisão de Investigação Criminal, Balneário Gaivota, Turvo, Santa Rosa, 1a DP, Balneário Arroio do Silva e DPCAMI), além da Polícia Militar (PPT e Canil). Dois suspeitos foram presos, com a lavratura dos respectivos autos de prisão em flagrante, por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.
O nome da operação se deu em alusão ao frequente combate do tráfico de drogas por esta Delegacia de Polícia, sendo que a principal liderança morreu em confronto (11.02.24) com policiais civis. Desta forma, a fim de manter de forma contínua o combate à criminalidade organizada e “apagar as cinzas remanescentes do incêndio”, deflagrou-se esta operação.