Orçamento Participativo de Biguaçu inicia levantamento de prioridades regionais

Publicidade
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria Municipal do Orçamento Participativo (OP), realizou reunião para a entrega dos certificados aos Conselheiros e Delegados eleitos representantes de todas as 13 regiões do programa de participação popular no planejamento público municipal, na última sexta-feira (22).

O evento que aconteceu no auditório da Univali, campus B, contou com a presença do prefeito Ramon Wollinger, do secretário do Orçamento Participativo, Lédio Gerhardt, dos vereadores Ednei Müller Coelho, Manoel Airton Pereira e Douglas Borba, do secretário executivo da Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig), Hermes de Azevedo, da representante da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Grazielli Santos e do superintendente de Comunicação Social da Prefeitura, Felipe Asmuz.

Continua após a publicidade

Abrindo os trabalhos o secretário Lédio Gerhardt destacou o trabalho realizado pela administração no fortalecimento e da ampliação da representatividade do Orçamento Participativo, tendo realizado 23 reuniões comunitárias em todo o município, para a formação do novo Conselho do OP. Segundo Lédio, “com a participação de todos estamos evoluindo muito bem, ouvindo a comunidade através do OP e agora com a renovação e ampliação do número de Conselheiros e Delegados vamos juntos pensar Biguaçu para o curto, médio e longo prazos, definindo os projetos de interesse do município e de cada região.”

Na sequência falou, representando a Câmara Municipal, o vereador Ednei Müller Coelho, destacando que “a Câmara Municipal apoia e estimula a participação popular e o Orçamento Participativo é muito importante. Fui secretário da pasta e pudemos em parceria com a Secretaria de Planejamento dar sequência aos projetos demandados nas regiões. Fico feliz em ver que estamos avançando cada vez mais para melhorar este importante instrumento de participação do povo na administração”.

O prefeito Ramon Wollinger destacou a importância da entrega dos certificados e do esforço da administração municipal em cumprir as solicitações das diversas regiões. Conforme o prefeito “nosso governo se caracteriza por procurar transformar em bons projetos e buscar com eficácia os recursos para viabilizar as demandas do Orçamento Participativo. Mesmo nestes tempos difíceis, temos realizado obras por todo o município e contamos com o apoio e compreensão dos Delegados e Conselheiros, que são junto com nossos vereadores, representantes importantes de cada região de Biguaçu, para definirmos novos investimentos em obras e serviços para a população. “

Em seguida foram entregues os Certificados aos Conselheiros e Delegados presentes no evento, oficializando suas participações no Conselho do Orçamento Participativo. Retomando a palavra, o secretário Lédio apresentou a representante da Udesc, mestranda Grazielli Santos, “convidamos a Udesc, que tem convênio de cooperação técnica com a Prefeitura, para nos ajudar no processo de levantamento e definição das prioridades regionais. Estamos com isto aprimorando de forma cada vez mais técnica a participação popular no planejamento municipal,” destacou o secretário.

A mestranda da Udesc, que trabalha com projetos de planejamento e participação social, apresentou breve palestra sobre fundamentos de orçamento público e gestão de projetos e na sequência foi entregue aos presentes documento técnico para ser preenchido pelos representantes de cada região do OP, com foco nas demandas de curto, médio e longo prazos, a serem trabalhadas pela administração municipal. Todas as regiões receberão o documento que serão depois devolvidos à Secretário do Orçamento Participativo, para organização do próximo Caderno de Obras e Serviços.

Publicidade