A Ouvidoria do Ministério Público de Santa Catarina está em primeiro lugar no ranking de eficiência entre as Ouvidorias de todas as unidades do Ministério Público brasileiro. A análise é da Ouvidoria Nacional do CNMP que levou em conta a população do Estado e o número de atendimentos individuais realizados pelos servidores de cada Ouvidoria.
A Ouvidoria Nacional do CNMP avaliou o segundo trimestre de 2017. O resultado foi apresentado durante o evento “Ouvidoria Sustentável”, que aconteceu conjuntamente ao 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, em Brasília, no começo deste mês.
Durante o período analisado, os quatro colaboradores da Ouvidoria do MPSC atenderam 3.315 manifestações, totalizando 828 atendimentos individuais.
O Ouvidor do Ministério Público, Procurador de Justiça José Eduardo Orofino da Luz Fontes, destacou que o resultado obtido é fruto da qualidade do trabalho desenvolvidos com zelo e eficiência pelos servidores da Ouvidoria.
Atualmente, a Ouvidoria do MPSC possui cinco canais de recebimento de manifestações: formato presencial, o formulário eletrônico, telefone, e-mail e carta. Pelos canais, a Ouvidoria recebe pedidos de informações, elogios, sugestões, críticas e denúncias encaminhadas ao Ministério Público e remetidas para os órgãos responsáveis.