Imprensa/CMB – Na quarta feira, dia 10/10, os Jovens Parlamentares do projeto institucional da Câmara Municipal de Biguaçu visitaram a casa de acolhimento Vovó Sebastiana, fundada no ano de 2.000, em Biguaçu. A instituição é uma organização não governamental composta de uma diretoria voluntária, que se mantem através de recursos financeiros provenientes de doações de associados e da comunidade, além de convênios com o poder público, empresas e da realização de promoções diversas. Além disso, a casa promove permanentemente um bazar filantrópico e brechó.
O acolhimento da casa é destinado a crianças e adolescentes de 0 a 12 anos, em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal, que tiveram seus direitos violados. O encaminhamento se dá através de órgãos competentes, como juizado de menores e Conselho Tutelar. A Vovó Sebastiana atende crianças e adolescentes dos municípios de Biguaçu, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos, além de outros municípios, conforme resolução Nº 31/10/2013 e seguindo preceitos do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social). A instituição conta atualmente com 11 funcionários.
“Nossos jovens Parlamentares acompanharam a rotina de uma instituição que tem como missão garantir o atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de risco social ou pessoal, de acordo com o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente – visando a permanente inclusão social”, observa a secretária de Atendimento ao Cidadão, Márcia Rodrigues de Azevedo.
“O objetivo da visita foi oportunizar ao jovem parlamentar a vivência da realidade destas instituições de acolhimento, para possíveis indicações legais de melhorias e apoio nas sessões ordinárias”, complementa a diretora Elisabete Pereira.
Acompanhou ainda a visita o assessor executivo do Câmara Mirim e Parlamento Jovem, Pierre Andrade. Respeitando o ECA, não são divulgadas fotos das crianças e do local de acolhimento.