Policiais do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em operação conjunta com o Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), apreenderam quase 600 gramas de cocaína e materiais utilizados para o fracionamento e comércio dos entorpecentes, no interior de Biguaçu. No local, também foi flagrado 22 pássaros silvestres presos em gaiolas.
Após diligências na terça-feira (19), as guarnições deslocaram até o local dos fatos e localizaram diversos pássaros do lado de fora da residência. Também foram abordados dois homens, de 35 e 40 anos, que estavam próximos a casa. Em busca residencial, foram encontrados quase 600 g de cocaína, duas balanças de precisão e 22 pássaros silvestres presos em gaiolas.
Diante dos fatos, os homens foram autuados criminal e administrativamente. já os pássaros passaram por análises e após ser constatado o bom estado de saúde das aves, foram soltos em local adequado.
Ressalta-se que manter pássaros silvestres em cativeiro caracteriza crime ambiental e deve ser denunciado para que os autores sejam responsabilizados pela prática que desenvolvem sem a devida autorização do órgão ambiental competente.