Pesquisa aponta que 87% das famílias de Florianópolis estão endividadas

Publicidade

Florianópolis é a cidade com o maior percentual de famílias endividadas em Santa Catarina, segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio).

Com 87,1%, a capital do estado é de longe a mais comprometida com dívidas. Ela é seguida por Blumenau, com 67,1%, e Itajaí, com 52,3%. Em relação ao percentual de famílias com contas em atraso, Florianópolis lidera com 25,5%. Itajaí e Chapecó apresentam o menor percentual de inadimplentes.

Continua após a publicidade

É de Joinville a liderança nas famílias que não terão condições de pagar. Nesse indicador, Chapecó e Florianópolis são as melhores posicionadas, com apenas 6,6% e 9,0% de famílias sem condições de pagar suas dívidas respectivamente.

Sobre o nível de endividamento das famílias, observa-se que a percepção preponderante é a resposta não tem dívidas desse tipo , com um nível superior a 45,0% em três das cinco cidades. Logo em seguida vem os mais ou menos endividados, sendo Florianópolis a cidade com maior percentual de sua população nessa faixa e Joinville, com a menor. Nos muito endividados Florianópolis lidera com 26,0% e Chapecó, a com menor
percentual nesse indicador, com 7,5%.

Tendo como ponto de vista o endividamento por faixa de renda, é possível perceber que as famílias com renda superior a 10 salários mínimos estão mais endividadas, em comparação com as famílias de renda inferior a 10 salários mínimos. Enquanto 65,7% das primeiras apresentam dívidas, 63,8% das segundas estão na mesma situação.

As informações são da Fecomércio/SC.

Publicidade