Uma nova pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (25) mostra que, a pouco mais de sete meses para a eleição, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente na disputa pelo Palácio do Planalto. O levantamento foi encomendado pela XP Inc. No cenário estimulado para o primeiro turno (quando o eleitor escolhe seu candidato entre opções apresentadas pelo pesquisador), Lula aparece com 43% das intenções de voto, 17 pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL).
Bolsonaro registrou nova oscilação positiva e atingiu 26%, um ponto a mais que o obtido no levantamento anterior, da primeira quinzena do mês. Em seguida vêm Sérgio Moro, que manteve 8%, Ciro Gomes, que passou de 8% para 7%, e João Doria, que manteve os 3%.
André Janones, Eduardo Leite, Simone Tebet e Felipe D’Ávila atingiram 1% cada um, enquanto Alessandro Vieira ficou com zero.
A distância medida entre Lula e Bolsonaro, que agora é de 17 pontos, chegou a atingir 20 pontos no segundo levantamento de janeiro (duas pesquisas atrás).
A tendência de alta nas intenções de voto de Bolsonaro coincide com melhora na avaliação do governo, que oscilou um ponto para cima pelo segundo levantamento consecutivo. Hoje, são 25% os que dizem ver o governo como ótimo ou bom (maior número desde novembro), contra 53% que o consideram ruim ou péssimo – menor número desde agosto.
Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-05015/2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O índice de confiança é de 95,5% (o que significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 delas o resultado ficaria dentro da margem de erro).