Pesquisa de intenção de voto para prefeito de Biguaçu mostra o candidato Salmir da Silva (MDB) na liderança com 36%, seguido de Vilson Norberto Alves (PP) 29%; André Clementino (PSL) 8%; Heriberto Rocha Peres (Patriota) 5%; Marconi Kirch (DEM) 3% e, João José (PT) 1%. Esse é o resultado do cenário estimulado, que é quando o entrevistador mostra ao eleitor um disco com os nomes dos candidatos.
O levantamento foi realizado pela Vortex Pesquisas a pedido do Biguá News e registrado na Justiça Eleitoral sob o número SC-04379/2020. Foram ouvidos 410 eleitores em diferentes bairros de Biguaçu, levando em consideração o extrato populacional do IBGE – quanto ao gênero, idade, instrução e renda – e o percentual de eleitores de cada bairro conforme o cadastro do Tribunal Regional Eleitoral. A margem de erro máxima é de 4,0% e o intervalo de confiança é de 95% – o que indica 95% de probabilidade de os números representarem o cenário atual.
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo (que é quando o entrevistador pergunta ao eleitor em quem ele votaria se as eleições fossem hoje, mas não mostra nenhum nome de candidato), Salmir também lidera, com número bem próximo ao do estimulado – o que mostra uma cristalização de votos, ou seja, uma posição firme do eleitor. Vilson também é o segundo, conforme os dados abaixo:
- Salmir (MDB) – 33%
- Vilson (PP) – 28%
- André (PSL) – 8%
- Peres (Patriota) – 5%
- Marconi (DEM) – 3%
- João José (PT) – 1%
- Nenhum deles – 3%
- Não sabe/Não respondeu – 19%
Definição do voto
Essa similaridade de resultado entre o cenário do voto espontâneo com o cenário estimulado ocorre porque a maior parte dos eleitores já está decidida em quem votar. Conforme a Vortex, 77% dos entrevistados disseram que sua escolha é definitiva e o voto não muda mais. Outros 12% admitiram ser uma decisão provisória, 9% responderam que talvez mude e 2% não sabem.
Rejeição
A pesquisa também perguntou aos entrevistados em quem ele “não votaria de jeito nenhum”, para medir a rejeição de cada candidato junto ao eleitorado. O atual vice-prefeito e candidato a prefeito, Vilson Alves, é o mais rejeitado, citado por 22%; seguido de André Clementino, 16%; Salmir da Silva, 9%; Marconi Kirch, 8%; João José, 7%; e Peres, 4%. Outros 27% não sabem ou não responderam e 7% não rejeitam nenhum.