Pesquisa realizada pela Vortex a pedido do Biguá News aponta que o candidato Onélio Richartz, o Nelinho (PL), caminha firme para ser eleito prefeito de Antônio Carlos no próximo domingo (6), com 43,38% das intenções de voto. O candidato Jucélio Schimitt (MDB) tem 28,19% e, Delmo Koch (PP), 21,57%. Não sabem ou não opinaram somam 4,40%, brancos e nulos 1,23% e, nenhum deles, 1,23%.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC-07216/2024 e foi feita no dia 30 de setembro, com 400 eleitores de vários bairros do município, levando em consideração a proporcionalidade geográfica conforme os dados do eleitorado antônio-carlense que constam do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. A margem de erro máxima é de 4,8% e o intervalo de confiança é de 95% (significa que, se a pesquisa fosse realizada 100 vezes naquele dia, em 95 delas os resultados seriam praticamente idênticos.
EVOLUÇÃO DOS CANDIDATOS
A comparação entre duas pesquisas Vortex divulgadas em duas semanas mostra virada na reta final da campanha no cenário eleitoral em Antônio Carlos, com disparada de Nelinho, que saltou de 36% na Vortex/Jornal Razão divulgada dia 26 de setembro, para os atuais 43,38%. Com isso, ele ultrapassou Jucélio, que tinha 39% na semana passada e agora caiu para 28,19%. Já Delmo subiu de 12% para 21,57%. O total de indecisos caiu de 10% para 4,40% em uma semana. Brancos, nulos e nenhum deles eram 3% e agora são 2,46%.
DEFINIÇÃO DO VOTO
O levantamento Vortex/Biguá News mostra que a maioria do eleitorado de Antônio Carlos, 74,27%, já decidiu em quem votar e não muda mais daqui até o dia da eleição. Já 16,67% responderam que talvez mude. Comentaram ser uma decisão provisória 8,08% e, 0,97% não sabem.
O EFEITO NELINHO
O resultado da Pesquisa Vortex/Biguá News mostra que a entrada de Nelinho no páreo, disputando a prefeito pelo Partido Liberal, quebrou a hegemonia histórica entre MDB e PP no município, que há anos se alternam no Poder Executivo. Está parecendo que parte da população está cansada dessa polarização e busca algo novo.
Nelinho foi filiado ao MDB antônio-carlense por muitos anos e migrou para o PL a pedido do governador Jorginho Mello, que endossou apoio também do ex-presidente Jair Bolsonaro. O governador, inclusive, esteve na convenção do PL de Antônio Carlos levando seu apoio e o do ex-presidente.