Pesquisa XP/Ipespe mostra que 64% dos entrevistados reprovam governo Bolsonaro e 29% aprovam

Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem o maior índice de desaprovação desde o início de seu governo, segundo pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quinta-feira. Bolsonaro tem desaprovação de 64%, ante aprovação de 29%, conforme o levantamento.

A pesquisa mostra que 55% dos entrevistados consideram o governo Jair Bolsonaro ruim ou péssimo; 23% o avaliam como ótimo ou bom e 21%, como regular.

Continua após a publicidade

Percepção sobre a economia

A pesquisa aponta que 65% dos entrevistados consideram que a economia brasileira está no caminho errado. Para 26%, a economia do país está no caminho certo.

Intenção de voto para presidente

Na pesquisa estimulada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera as intenções de voto com 44%; Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 24%; o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) empatam na terceira posição, com 8%; em seguida vem o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2% das intenções de voto; empatados com 1% estão Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania) e Felipe d’Ávila (Novo).

Em um cenário sem a participação de Sergio Moro na eleição presidencial, Lula tem 44%, Bolsonaro 26%, Ciro Gomes 9% e João Doria contabiliza 4%.

Pesquisa espontânea

No levantamento espontâneo de intenção de voto, Lula aparece com 35%; Bolsonaro tem 23%; Sergio Moro e Ciro Gomes têm 4%; João Doria, 1% das intenções de voto.

A pesquisa Ipespe se valeu da metodologia quantitativa e foi realizada entre 24 e 25 de janeiro com 1.000 entrevistados de todas as regiões do país por meio de telefone.

A margem de erro é estimada em 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06408/2022.

Conteúdo originalmente publicado pelo Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico

Publicidade